Oi pessoal! Hoje eu vou falar de um dos meus eventos preferidos da Disney: o Food and Wine Festival (ou Festival de Comidas e Vinhos, na tradução literal), que acontece todos os anos no Epcot, de Setembro a Novembro.
Esse festival é um dos mais tradicionais da Disney e já está em sua 24ª edição. Em 2019, acontecerá de 29 de agosto a 23 de novembro.
Leia Mais: Cardápio do Food and Wine Festival 2019
O que é o Food and Wine Festival
Esse evento é um festival de comidas e bebidas típicos de vários países do mundo, que acontece no World Showcase, no Epcot. O parque Epcot tem pavilhões permantentes de 11 países diferentes: Mexico, Noruega, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos, França, Reino Unido e Canadá.
Porém, durante o Food and Wine, são instalados também vários quiosques de outros países – e cada quiosque vende comidas e bebidas típicas do seu país. Fico feliz em saber que o Brasil tem sempre participado nos últimos anos, assim como países como Austrália, Coréia do Sul, Polônia, Escócia, Bélgica, Grécia, Irlanda, entre outros.
E a melhor parte desse evento é que, ao contrário das festas de Natal e Halloween do Magic Kingdom que exigem um ingresso especial, o Food and Wine é gratuito. Como ele acontece no Epcot, você precisa ter o ingresso do Epcot para participar do evento, mas não é necessário pagar nenhuma taxa adicional.
Eat to The Beat Concert – Shows no Food and Wine Festival
Além dos quiosques dos países, esse evento conta também com o Eat to The Beat Concert, que são shows de várias bandas – algumas mais famosas, outras nem tanto. Os shows acontecem no palco que fica em frente ao pavilhão dos Estados Unidos.
Os shows acontecem três vezes por dia – às 17h30, 18h45 e às 20h00. Os shows são gratuitos, mas o teatro é bem pequeno e dependendo de quem estiver tocando no dia, pode encher bastante.
Esse ano será possível agendar FastPass para os shows, então se você fizer muita questão de ver algum artista tocando, recomendo agendar o FastPass com antecedência.
Para ver o passo-a-passo sobre como agendar o FastPass, clique aqui.
Agenda de shows do Food and Wine Festival 2018
- 30 e 31 de Agosto – Blue October
- 1 a 3 de Setembro – Tiffany
- 4 a 5 de Setembro – Mercy Me
- 6 a 7 de Setembro – Glass Tiger
- 8 e 9 de Setembro – Tauren Wells
- 10 e 11 de Setembro – Postmodern Jukebox
- 12 e 13 de Setembro – Vertical Horizon
- 14 a 16 de Setembro – Baha Men
- 17 a 19 de Setembro – Plain White T’s
- 20 a 21 de Setembro – Living Colour
- 22 a 23 de Setembro – Sheila E
- 24 a 26 de Setembro – Sugar Ray
- 27 a 28 de Setembro – David Cook
- 29 a 30 de Setembro – Jeffrey Osborne
- 01 a 02 de Outubro – Jim Belushi & The Sacred Hearts
- 03 a 04 de Outubro – Everclear
- 05 a 07 de Outubro – Mark Willis
- 08 a 10 de Outubro – Air Supply
- 11 a 12 de Outubro – Anderson East
- 13 a 14 de Outubro – Smash Mouth
- 15 a 16 de Outubro – 98 Degrees
- 17 a 18 de Outubro – 38 Special
- 19 a 21 de Outubro – The Devon Allman Project
- 22 a 23 de Outubro – Kenny G
- 24 a 25 de Outubro – Billy Ocean
- 26 a 28 de Outubro – Starship featuring Mickey Thomas
- 29 a 31 de Outubro – Hanson
- 01 a 02 de Novembro – High Valley
- 03 a 04 de Novembro – Taylor Dayne
- 05 a 07 de Novembro – Boys II Man
- 08 a 09 de Novembro – The Hooters
- 10 a 12 de Novembro – Big Bad Voodoo Daddy
Eventos Especiais do Food and Wine Festival
Esse festival é um dos mais completos da Disney. Por isso os visitantes também têm a oportunidade de participar de vários eventos especiais, como festas, degustações, demonsytações de Chefs famosos, entre outros.
A maioria dessas experiências é paga, mas existem diversos eventos de várias faixas de preço – desde degustações a partir de 40 dólares, até experiências VIP de 400 dólares. Um dos eventos mais aguardados é brunch com a presença do do famoso Cake Boss, Buddy Valastro.
Central de Informações do Food and Wine Festival
Apesar do evento acontecer no Wolrd Showcase, a área do parque onde ficam os pavilhões dos países, a Disney tem um Centro de Informações do Food and Wine, localizado no Future Wolrd, na parte da frente do parque – mais especificamente, entre as atrações Mission Space e Universe of Energy.
Nesse centro de informações, além de poder tirar todas as suas dúvidas sobre o evento, também será possível participar de alguns eventos, entre outras coisas, como:
– Pegar um “Passaporte do Food and Wine”, em que você pode ir carimbando a cada país que você “visita”.
– Comprar mercadorias exclusivas do evento, além de vinhos que são servidos em alguns países e um livro com receitas de vários pratos presentes no festival.
– Participar de seminários sobre vários assuntos, como:
– Seminários sobre Vinhos – você receberá dicas de especialistas e poderá experimentar alguns vinhos demonstrados.
– Demonstrações culinárias – com duração de 45 minutos, Chefs e especialistas dão dicas de culinárias e promovem degustação.
– Seminários de bebidas – especialistas em preparação de coquetéis vão ensinar a preparar desde os coquetéis mais básicos até os mais sofisticados.
Todos esses seminários custam um valor à parte por pessoa e é necessário reservar no telefone (407) 939-3378.
– Seminários de Queijos: Especialistas em queijos farão demonstrações e ensinarão a harmonizar queijos com vinhos. Haverá degustação dos queijos e vinhos apresentados.
– The Chocolate Experience: Nesta área, apresentada pela Ghirardelli, você verá esculturas de chocolates, poderá fazer degustação de chocolates e comprar chocolates da marca Ghirardelli.
– Sessão de autógrafos: Você poderá encontrar Chefs famosos que estarão participando do festival.
Dicas para aproveitar o Food and Wine Festival
– Pegue um mapa específico do Festival. O mapa normal do parque pode não conter todos os quiosques, por isso passe no centro de informações e pegue um mapa do Food and Wine, para que você possa saber por onde começar.
– Já que você vai ao Centro de Informações, aproveite para pegar o passaporte do evento e ir carimbando a sua passagem em cada quiosque. Será uma ótima lembrança da viagem, sem custo nenhum.
– Marque no mapa quais são as suas prioridades. Vai ser difícil você conseguir experimentar tudo de todos os países, então é importante que você e sua família marquem quais são as suas prioridades e sigam para lá primeiro. Isso vai evitar que você fique cheio antes de chegar no seu local favorito.
– Não marque nenhum almoço ou jantar no Epcot. Aproveite a grande variedade de pratos e vá comendo essas pequenas porções dos diferentes quiosques ao longo do dia. Assim você terá a chance de experimentar mais coisas.
– Se você quiser tomar bebidas alcóolicas é preciso levar o passaporte original para comprovar a maioridade. Lembre-se que nos EUA só maiores de 21 anos podem ingerir bebidas alcóolicas. E mesmo que seja óbvio que você é maior de 21, ainda deve levar o passaporte, pois os funcionários podem se recusar a te vender a bebida se você não tiver um documento comprovando a sua idade.
– Não se esqueça dos pavilhões permantentes! Além dos quiosques, os pavilhões permanentes também oferecem vários pratos típicos daquele país, que muitas vezes são diferentes dos quiosques. É interessante dar uma olhada! Recomendo muito ir à Boulangerie da França comprar uma sobremesa!
– Se você não quiser ficar pegando dinheiro toda hora para ir em cada quiosque, pode comprar um Gift Card, ou um cartão pré-pago do Food and Wine Festival. Você carrega com o valor que quiser e pode ir gastando à vontade em todos os quiosques! Ele vem com uma pulserinha, então é super fácil carregar. E se por acaso sobrar dinheiro, você pode usar o mesmo cartão em qualquer parque, hotel ou loja da Disney!
Posts que podem te interessar:
Melhores restaurantes do Epcot que você não precisa reservar
Se você tem dúvidas sobre a Disney e Orlando, entre no nosso Grupo no Facebook e tire suas dúvidas! Siga o Disney Guia no Instagram também, para ficar sempre por dentro de tudo!
Leia Mais: Como escolher o melhor Seguro Viagem Para os EUA
Não viaje sem seguro!
Qualquer consulta ou procedimento médico nos Estados Unidos é caríssimo (uma simples consulta médica passa de $300 dólares!). Se você ainda não comprou seu seguro viagem, recomendo comprar através da SegurosPromo. Eles comparam preços e coberturas de várias empresas do mercado, assim você garante que vai ter o melhor custo x benefício.
Eles também te auxiliam tanto antes da compra, tirando as suas dúvidas quanto depois, caso você tenha alguma dificuldade em se comunicar com a seguradora, a SegurosPromo te dá assistência. Nós temos parceria com eles, e comprando através do banner abaixo, você tem 15% de desconto no boleto ou 10% de desconto no cartão!
Eu já viajei com vários seguros mostrados ali, mas recomendo a Assist Card. Eu precisei acionar o seguro na minha última viagem e o atendimento foi excelente e rápido! Fomos encaminhados a uma clínica em que não tivemos que pagar nada, gostei muito! Se fossemos pagar a consulta seria 320 dólares– só uma consulta de dor de garganta!?
-> Para ler o meu relato sobre o seguro que usei, clique aqui.
Vai viajar?
Nós temos parceria com várias empresas para a venda de serviços para a sua viagem. Abaixo estão as empresas que eu recomendo, que foram testadas e aprovadas por mim. São empresas que eu costumo usar e por isso estou indicando.
Comprando através de qualquer link aqui no blog, eu ganho uma comissão – eu ficarei muito grata pelo apoio e por você nos ajudar a manter o blog. Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso!
-> Chip de Celular Americano com Desconto: Indico a ViajeConectado, que envia o chip pra sua casa no Brasil e você já chega em Orlando com o chip. Use o cupom DISNEYGUIA10 para ter 10% de desconto.
-> Economizando na compra de dólares: Recomendo fazer conta no NOMAD, que é uma conta em dólar, gratuita, com cartão de débito internacional. Você deposita reais (sem taxas) e converte pra dólares com IOF mais baixo, e usa seu cartão Nomad normalmente nos EUA. Clique aqui e use o cupom ANANOVAIS para receber até $20 de volta na sua primeira remessa (feita em até 15 dias da abertura da conta. 2% de cashback limitado a $20)
-> Aluguel de Carrinhos com 10% de desconto: Indico o Pequenos Viajantes, que aluga carrinhos mais confortáveis e mais baratos que os carrinhos da Disney e ainda entregam e retiram gratuitamente no seu hotel! Clique aqui pra fazer uma cotação de aluguel de carrinhos.Use o cupom ANANOVAIS para ter 10% de desconto.
-> Passagens aéreas: Passagens Promo, uma comparadora de passagens que muitas vezes tem preços menores que na própria companhia aérea. O atendimento ao cliente deles é fantástico.
-> Reserva de Hotel: Indico o Hoteis.com, que traz avaliações de pessoas que já se hospedaram naquele hotel. Os preços costumam ser imbatíveis. Clique aqui pra fazer uma cotação de hotel.
-> Venda de ingressos: Eu vendo ingressos para todos os parques de Orlando e da Califórnia e dou vários bônus pra quem compra comigo. Além disso, os preços são ótimos, o pagamento é em reais (sem IOF) e pode ser parcelado em até 10x sem juros. Clique aqui para fazer uma cotação de ingressos.
-> Aluguel de Carros: Indico a RentCars, que tem pagamento em até 12x sem juros e compara várias locadoras de carros. Eu sempre recomendo a ALAMO dentre todas as opções