Para todos aqueles que vêm para este local feliz: Bem-vindos. A Disneyland é sua terra. Aqui, a idade revive as memórias do passado e a juventude pode saborear o desafio e a promessa do futuro. A Disneyland é dedicada aos ideais, sonhos e à dura realidade que criaram a América, com a esperança de que ela seria uma fonte de alegria e inspiração para todo o mundo. — Walter E. Disney, 17 de julho de 1955

Oi pessoal! O post de hoje é super especial, pois há exatos 64 anos atrás, no dia 17 de Julho de 1955, a Disneyland estava sendo inaugurada na pequena cidade de Anaheim, na Califórnia.

Dia da inauguração da Disneyland, em 1955
Dia da inauguração da Disneyland, em 1955

E apesar de Walt Disney já ser famoso por seus filmes na época, a inauguração da Disneyland mudou completamente a história da empresa, incluindo a expansão para a Walt Disney World alguns anos mais tarde. E se você é como eu e gosta de saber a história e os bastidores da Disney, continua aqui comigo que a história é boa!

Como tudo começou

Walt Disney costumava levar suas filhas a parques de diversão quando elas eram pequenas. Nesses parques, as crianças iam às atrações e os pais esperavam do lado de fora. Em uma das ocasiões, quando suas filhas estavam brincando no Carrossel do Griffith Park em Los Angeles, Walt Disney teve a idéia: “não seria mais interessante um parque onde toda a família pudesse se divertir junta?”

Banco do Griffith Park onde Walt Disney teve a idéia da Disneyland. Hoje está esposto na Disneyland
Banco do Griffith Park onde Walt Disney teve a idéia da Disneyland. Hoje está esposto na Disneyland

E essa idéia não saiu mais da cabeça de Walt Disney, que começou a procurar maneiras de viabilizar o projeto – no início chamado de Mickey Mouse Park. Assim, conseguiu fazer uma parceria com a emissora de TV americana ABC, que ajudaria a financiar a construção do parque em troca de um programa semanal aos Domingos, apresentado por Walt Disney, chamado Disneyland.

Essa estratégia de parceria foi genial, pois além de conseguir o financiamento para o seu projeto, Walt Disney ainda podia fazer propaganda de seu futuro parque todo domingo de manhã, atingindo milhões de americanos espalhados pelo país inteiro.

O desastre do dia da inauguração

No domingo, 17 de Julho de 1955 aconteceu a inauguração da Disneyland para jornalistas e convidados, que foi transmitida ao vivo pela ABC e foi um desastre. Apesar de apenas 11 mil ingressos terem sido distribuídos aos convidados, mais de 30 mil pessoas apareceram no parque, conseguindo entrar com ingressos falsos.

Walt Disney e o projeto da Disneyland. Foto: Disney Wikia
Walt Disney e o projeto da Disneyland. Foto: Disney Wikia

Além da super lotação inesperada, vários outros fatores contribuíram para o desastre do dia da inauguração, que ficou mais tarde conhecido entre os executivos da Disney como “Black Sunday” (Domingo Negro).

Pra começar, por causa de uma greve dos encanadores da cidade, a Disney teve que escolher entre ter os bebedouros ou os banheiros do parque funcionando. Obviamente escolheram os banheiros e com isso nenhum bebedouro tinha água.

Isso no auge do verão, num calor de 38 graus, acima do normal na região. Além disso, o asfalto que tinha sido colocado naquela manhã, não estava seco o suficiente. Com isso, os saltos das mulheres afundavam no asfalto (lembrem-se que estamos falando da década de 50, ou seja, a grande maioria das mulheres andavam com um pequeno salto na época).

Mapa da Disneyland 1955. Foto: Disney Wikia
Mapa da Disneyland 1955. Foto: Disney Wikia

Após o desastre da inauguração, a Disney convidou algumas pessoas a voltarem ao parque em outro dia e aproveitarem a Disneyland da maneira apropriada, com todos esses problemas já resolvidos.

No dia 18 de Julho, quando o parque abriu para o público em geral, as filas para entrar começaram por volta das 2h da manhã, e aproximadamente 50 mil pessoas visitaram o parque. A Disneyland já teve mais de 650 milhões de visitantes desde a sua abertura.

O Projeto Flórida

A Disneylândia foi um sucesso desde o começo. Com isso, vários hotéis e restaurantes começaram a surgir ao redor do parque, fazendo com que não houvesse mais espaço para ampliação. Com isso, no início da década de 60, Walt Disney começou a procurar um local que tivesse espaço suficiente para caber todos os seus sonhos.

História da Disney - Walt Disney apresentando o Florida Project.
Walt Disney apresentando o Florida Project. Foto: Yesterland.com

E a região central da Flórida era o local ideal por vários motivos. A Flórida já era um destino turístico por ter um clima bom, que permitia que turistas visitassem a região durante o ano todo. A região de Orlando fica na beira da Interstate 4 (a famosa I-4), uma estrada que cruza os Estados Unidos de leste a oeste, além de outras boas estradas que passam pela cidade, o que facilitaria muito o acesso. E as terras na região eram abundantes e baratas, pois a grande maioria estava ocupada com plantação de laranjas ou era simplesmente um terreno pantanoso.

“Aqui tem espaço suficiente para caber todas as idéias que nós pudermos imaginar” Walt Disney disse, quando anunciou a área onde seria construída a Walt Disney World.

Disney começou então a comprar terras na Flórida, usando empresas fictícias. Se o mercado soubesse que era ele quem estava comprando, os preços das terras aumentariam muito. Para se ter uma idéia, Walt Disney comprou seus primeiros 4 mil metros quadrados (equivalente a 1 acre) por 80 dólares. Os últimos 4 mil metros quadrados foram comprados por 80 mil dólares, depois que a identidade do comprador já tinha sido revelada. É possível ver alguns nomes de pessoas e empresas fictícias usadas na compra das terras nas janelas dos prédios da Main Street, no Magic Kingdom.

Janela com o nome da empresa fictícia M.T. Lott
Janela com o nome da empresa fictícia M.T. Lots

Mais ou menos 110 Quilômetros quadrados de terra foram comprados – área equivalente à cidade de São Francisco ou o dobro do tamanho da ilha de Manhattan. O Projeto Flórida seria anunciado em Novembro de 1965, mas a notícia acabou vazando algumas semanas antes, no final de Outubro.

Walt Disney queria construir um local quer seria considerado uma comunidade do futuro, com muita inovação e novas tecnologias. A primeira etapa do “Florida Project” seria a construção de um parque temático (Magic Kingdom) ao norte do terreno, para trazer os turistas para a Flórida.

Depois, essa “comunidade do futuro” seria construída, com todo o transporte passando por baixo da terra, e várias outras novidades em termos de tecnologia. Essa “cidade” se chamaria Protótipo Experimental da Comunidade do Futuro (em inglês: Experimental Prototype Community Of Tomorrow).

Mapa do Magic Kingdom de 1971. Foto Disney Wikia
Mapa do Magic Kingdom de 1971. Foto Disney Wikia

Infelizmente, Walt Disney morreu no dia 15 de Dezembro de 1966. Com isso, seu irmão e sócio Roy Disney, adiou sua aposentadoria para supervisionar a construção do Magic Kingdom na Flórida, que foi inaugurado em 1º de Outubro de 1971. Esse novo complexo na Flórida a princípio se chamaria apenas Disney World. Porém, com a morte de Walt, Roy resolveu homenagear o seu irmão e definiu que o nome do complexo seria Walt Disney World.

Dia da inauguração da Walt Disney World
Dia da inauguração da Walt Disney World

Roy Disney faleceu em 20 de Dezembro de 1971, menos de 3 meses após a inauguração da Walt Disney World.

O próximo parque a ser inaugurado foi em 1º de Outubro de 1982. Os engenheiros da Disney logo entenderam que não seria possível realizar o sonho de Walt Disney de ter uma comunidade do futuro devido a vários fatores. Por isso, decidiram construir um parque temático que englobasse essa idéia. O parque ganhou o nome do projeto original: Epcot.

Construção do Epcot
Construção do Epcot

Depois, em 1º de Maio de 1989 tivemos a inauguração do MGM Studios (hoje Hollywood Studios) e em 22 de Abril de 1998 foi inaugurado o Animal Kingdom. Hoje o complexo Disney na Flórida conta com 4 parques temáticos, 2 aquáticos, 1 centro de compras, 2 campos de golf, 1 centro de atividades esportivas e mais de 20 hotéis.

E de toda a área comprada pela Disney na Flórida, apenas 1/3 já foi construída. Isso significa que ainda há bastante espaço para crescimento e expansões.

A história da construção da Disneyland e da Walt Disney World é grande e cheia de detalhes, mas tentei fazer um resumo aqui pra vocês. Esperam que tenham gostado 🙂

Outras matérias que podem te interessar:

Feliz Aniversário Mickey Mouse – a História do Mickey
Feliz Aniversário Walt Disney – a história de Walt Disney
Parabéns Magic Kingdom! – A história do Magic Kingdom
Feliz Aniversário Epcot! – A história do Epcot
Túneis Subterrâneos no Magic Kingdom – Isso existe?
5 Atrações Subestimadas dos Parques da Disney

 

Não viaje sem seguro!

Qualquer consulta ou procedimento médico nos Estados Unidos é caríssimo (uma simples consulta médica passa de $300 dólares!). Se você ainda não comprou seu seguro viagem, recomendo comprar através da SegurosPromo. Eles comparam preços e coberturas de várias empresas do mercado, assim você garante que vai ter o melhor custo x benefício.

Eles também te auxiliam tanto antes da compra, tirando as suas dúvidas quanto depois, caso você tenha alguma dificuldade em se comunicar com a seguradora, a SegurosPromo te dá assistência. Nós temos parceria com eles, e comprando através do banner abaixo, você tem 15% de desconto no boleto ou 10% de desconto no cartão!

Eu já viajei com vários seguros mostrados ali, mas recomendo a Assist Card. Eu precisei acionar o seguro na minha última viagem e o atendimento foi excelente e rápido! Fomos encaminhados a uma clínica em que não tivemos que pagar nada, gostei muito! Se fossemos pagar a consulta seria 320 dólares– só uma consulta de dor de garganta!?

-> Para ler o meu relato sobre o seguro que usei, clique aqui.

Vai viajar?

Nós temos parceria com várias empresas para a venda de serviços para a sua viagem. Abaixo estão as empresas que eu recomendo, que foram testadas e aprovadas por mim. São empresas que eu costumo usar e por isso estou indicando.

Comprando através de qualquer link aqui no blog, eu ganho uma comissão – eu ficarei muito grata pelo apoio e por você nos ajudar a manter o blog. Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso!

-> Chip de Celular Americano com Desconto: Indico a ViajeConectado, que envia o chip pra sua casa no Brasil e você já chega em Orlando com o chip.  Use o cupom DISNEYGUIA10 para ter 10% de desconto.

-> Economizando na compra de dólares: Recomendo fazer conta no NOMAD, que é uma conta em dólar, gratuita, com cartão de débito internacional. Você deposita reais (sem taxas) e converte pra dólares com IOF mais baixo, e usa seu cartão Nomad normalmente nos EUA. Clique aqui e use o cupom ANANOVAIS para receber até $20 de volta na sua primeira remessa (feita em até 15 dias da abertura da conta. 2% de cashback limitado a $20)

-> Aluguel de Carrinhos com 10% de desconto: Indico o Pequenos Viajantes, que aluga carrinhos mais confortáveis e mais baratos que os carrinhos da Disney e ainda entregam e retiram gratuitamente no seu hotel! Clique aqui pra fazer uma cotação de aluguel de carrinhos.Use o cupom ANANOVAIS para ter 10% de desconto.

 -> Passagens aéreas: Passagens Promo, uma comparadora de passagens que muitas vezes tem preços menores que na própria companhia aérea. O atendimento ao cliente deles é fantástico. 

-> Reserva de Hotel: Indico o Hoteis.com, que traz avaliações de pessoas que já se hospedaram naquele hotel. Os preços costumam ser imbatíveis. Clique aqui pra fazer uma cotação de hotel.

-> Venda de ingressos: Eu vendo ingressos para todos os parques de Orlando e da Califórnia e dou vários bônus pra quem compra comigo. Além disso, os preços são ótimos, o pagamento é em reais (sem IOF) e pode ser parcelado em até 10x sem juros. Clique aqui para fazer uma cotação de ingressos.

-> Aluguel de Carros: Indico a RentCars, que tem pagamento em até 12x sem juros e compara várias locadoras de carros. Eu sempre recomendo a ALAMO dentre todas as opções

Meu nome é Ana Novais e sou especialista em Disney e Orlando. Trabalhei nos parques e hotéis de Walt Disney World por dois anos em diversas funções, como lojas, atrações, hotéis e atendimento ao cliente (Guest Relations). Minha última posição na Disney foi como VIP Tour Guide, onde eu era responsável por criar roteiros e acompanhar famílias pelos diversos parques, com o objetivo de maximizar o tempo e evitar o máximo de filas possível. Desde que deixei de trabalhar para o Walt Disney World, eu tenho visitado os parques todos os anos, diversas vezes por ano, seja como guia de excursão ou como visitante. Fanática pelo universo Disney, são mais de 10 anos de experiência - eu adoro falar sobre este assunto e estou aqui para compartilhar tudo que sei com vocês!

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo seu trabalho! Foi gostoso viajar na sua história que é a história de todos nós. Obrigado por lembrar esta memória tão importante de nossas vidas, lembranças que muitas crianças que viveram nas décadas de 1960 tiveram. (Olimpio Artur)

  2. visitem o local do projeto Gebara City no fundo da baia da guanabara no arco metropolitano faz parte do Plano Estrategico de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro projeto de Jaime Lerner architetos associados de Curitiba Parana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.