Inaugurado em 2017, o Epcot International Festival of the Arts é um festival que celebra as artes visuais, culinárias e representativas. Na sua primeira edição, o festival aconteceu somente nos finais de semana. O sucesso, no entanto, foi tão grande que o festival se expandiu e em 2024, acontece todos os dias de 12 de janeiro a 19 de fevereiro.

Em 2024, o festival terá quiosques de comida inéditos para o festival, vendendo comidas e bebidas com teor ainda mais artístico do que geralmente é vendido no parque, com bolos e drinks super coloridos.

Ao contrário de outros eventos, o Festival de Artes é maioritariamente gratuito, bastando um ingresso para o parque. Há, no entanto, workshops especiais que são pagos à parte, mas também há workshops e concertos gratuitos.

Disney on Broadway Concert Series

Assim como o Food & Wine Festival conta com o Eat to the Beat Concert Series, o Festival of the Arts conta com o Disney on Broadway Concert Series, onde estrelas da Broadway que participaram de musicais da Disney cantam músicas dos espetáculos que eles participaram – e de outros musicais da Disney.

Em anos anteriores já se apresentaram nomes como Kerry Butler (que já participou de A Bela e a Fera, além de musicais como Xanadu e Meninas Malvadas), Arielle Jacobs e Adam Jacobs (a primeira Jasmine e Aladdin da Broadway), Ashley Brown (Mary Poppins) e Josh Strickland (Tarzan).

Em 2020, se apresentam na série de concertos a atriz Kissy Simmons (que já interpretou a Nala, de O Rei Leão, na Broadway), Alton Fitzgerald White (Mufasa durante cinco anos na Broadway – o maior período que alguém já interpretou o personagem!), Heidi Blickenstaff (além de ter sido uma das Úrsulas da Broadway, ela também interpretou uma das protagonistas da versão musical de Sexta-Feira Muito Louca, que ganhou filme no Disney Channel) e Gavin Lee (primeiro ator a interpretar o Bert, de Mary Poppins, na Broadway e em Londres).

Também se apresentam Kara Lindsay (Katherine no musical Newsies), Kevin Massey (Tarzan), Liana Hunt (que também foi Katherine em Newsies), Adam Jacobs (o primeiro Aladdin), Ashley Brown (a primeira Mary Poppins), Josh Strickland (o primeiro Tarzan), além de Syndee Winters (Nala) e Michael James Scott (que interpretou o Gênio e Babkak no musical de Aladdin, além de ter sido parte do elenco de Tarzan).

Confira a agenda:

Janeiro:

Caissie Levy e Patti Murin (Frozen)

  • 12, 14, 15, 18, 20, 22 e 23 de janeiro

Heidi Blickenstaff (Sexta-feira Muito Louca e A Pequena Sereia) e Gavin Lee (Mary Poppins e a Bela e a Fera)

  • 13, 16, 17, 19, 21 e 24 de janeiro

Ashley Brown (Mary Poppins e a Bela e a Fera) e L. Steven Taylor (O Rei Leão)

  • 26, 28 e 29 de janeiro

Kissy Simmons (O Rei Leão) e Josh Strickland (Tarzan)

  • 27, 30 e 31 de janeiro

Fevereiro:

Ashley Brown (Mary Poppins e a Bela e a Fera) e L. Steven Taylor (O Rei Leão)

  • 1, 3, 5 e 6 de Fevereiro

Kissy Simmons (O Rei Leão) e Josh Strickland (Tarzan)

  • 2, 4, 7 e 8 de fevereiro

Mandy Gonzalez (Aida) e Michael James Scott (Aladdin e O Rei Leão)

  • 9, 11, 12, 15, 18 e 19 de fevereiro

Bradley Gibson (Hercules e O Rei Leão) e Shoba Narayan (Aladdin)

  • 10, 13, 14, 16, 17 e 19 de fevereiro

As apresentações acontecem três vezes ao dia, às 17h30, 6h45 e às 20h.

Os shows são gratuitos, e costuma ser tranquilo conseguir um lugar para assistir as apresentações, sobretudo nas apresentações mais cedo. As apresentações acontecem America Gardens Theatre, palco em frente ao pavilhão dos Estados Unidos no World Showcase.

A única forma de garantir um lugar em uma apresentação é com um pacote de refeição, realizado em diversos restaurantes do Epcot. Os visitantes podem escolher o café da manhã, almoço ou jantar, e ganhar entrada prioritária na apresentação das 20h. As reservas para o pacote de refeição podem ser feitas aqui.

Food Studios

O “Estúdio de Comida” é onde ficam as opções gastronômicas exclusivas do festival. Servidos em porções, os pratos exclusivos são apresentados de maneira artística, enchendo os olhos. As porções são consideradas generosas, mas não tão generosas quanto as de um restaurante quick service comum. O preço também não é exatamente barato – e a comida não é o foco principal do evento, o que a torna, de certa forma, dispensável. A apresentação do prato, entretanto, é o foco, o que pode fazer com que o serviço demore um pouco.

Vale a pena, no entanto, para quem faz parte de um plano de refeições da Disney, já que diversos pratos contam como snacks, mas custam cerca de 10 dólares, fazendo o valor valer a pena.

Mostras

Todo ano, o Epcot apresenta uma mostra diferente, com arte de artistas que marcaram a história da Disney. No primeiro ano do evento, os destaques foram Mary Blair, cujo estilo único marcou filmes como Alice no País das Maravilhas e Peter Pan, além de designs para o it’s a small world e o Contemporary Resort, e de Herb Ryman, responsável pelas primeiras ilustrações de um parque temático imaginado por Walt Disney, que mais tarde se tornaria a Disneyland. As galerias são gratuitas, e vale a pena dar pelo menos uma passada rápida para ver um pedaço da história da Disney.

Artistas também são convidados para realizar obras de arte no próprio parque, à vista dos visitantes. É possível acompanhar o trabalho de pintores desde os primeiros rascunhos até a conclusão de um quadro, assim como artistas de giz, que reproduzem obras famosas nas calçadas do parque.

Também é possível encontrar estátuas humanas no parque e participar da criação de um mural – basta entrar na fila, receber seu pincel e tinta e pintar uma das áreas indicadas, criando um painel de autoria de diversos visitantes – e portanto, do mundo.

Seminários

Nada como combinar uma viagem bacana com aprendizado, certo? Durante o Festival of the Arts, o Epcot oferece diversos seminários, gratuitos, que cobrem diversos assuntos, que vão de cervejas artesanais, técnicas de animação e hip-hop! Entre outras opções oferecidas no último ano, estão técnicas para fazer diferentes usos artísticos dos mapas dos parques, técnicas de fotografia em ambientes externos e como fotografar fogos de artifício (um habilidade essencial na Disney).

Opções mais clássicas oferecem ainda arranjos florais, pinturas abstratas e como fazer topiárias.

Os seminários acontecem gratuitamente, das 11h30 ao 12h. Basta se informar sobre o local na agenda do parque.

Workshops Interativos

Além dos seminários, o Festival of the Arts oferece opções ainda mais elaboradas, chamadas de workshops interativos. Como o próprio nome diz, os workshops tem o diferencial de oferecem uma experiência interativa, onde você faz o seu próprio arranjo floral, participa de aulas de caligrafia ou cria sua própria animação tradicional, como nos filmes clássicos da Disney.

Para oferecer essa experiência, no entanto, os workshops são pagos separadamente, custando cerca de $45 por pessoa – com workshops premiums custando até $259. Os workshops interativos devem ser reservados através do telefone (407) WDW-TOUR, com preços que variam. As aulas são ministradas sempre por especialistas, e dificilmente serão aproveitadas por alguém que não fale tão bem o idioma.

Figment’s Brush with the Masters Scavenger Hunt – Caça ao Tesouro do Figment

Uma das atrações do Festival of the Arts é uma caça ao tesouro em busca de Figment, o simpático dragão roxo, que se esconde todos os anos em diversas obras de arte no parque.

Para participar, basta adquirir o mapa especial (custa $9,99) que acompanha adesivos, que devem ser colados cada vez que o Figment for localizado. Ao completar o mapa, os visitantes receberão um prêmio especial na loja Disney Traders.

Dicas para aproveitar ainda mais o Festival of the Arts

O Food Studios, as mostras e as artes interativas podem ser visitadas a qualquer momento, então é legal planejar visitá-las entre os brinquedos, shows e outras atrações com horário marcado.

Não esqueça de garantir seu passaporte do festival: Além de gratuito, você recebe diversos adesivos e carimbos para completar seu passaporte, se transformando em uma ótima lembrança da visita ao Epcot.

Não marque nenhum almoço ou jantar no Epcot. Aproveite a grande variedade de pratos e vá comendo essas pequenas porções dos diferentes quiosques ao longo do dia. Assim você terá a chance de experimentar mais coisas.

 

Não viaje sem seguro!

Qualquer consulta ou procedimento médico nos Estados Unidos é caríssimo (uma simples consulta médica passa de $300 dólares!). Se você ainda não comprou seu seguro viagem, recomendo comprar através da SegurosPromo. Eles comparam preços e coberturas de várias empresas do mercado, assim você garante que vai ter o melhor custo x benefício.

Eles também te auxiliam tanto antes da compra, tirando as suas dúvidas quanto depois, caso você tenha alguma dificuldade em se comunicar com a seguradora, a SegurosPromo te dá assistência. Nós temos parceria com eles, e comprando através do banner abaixo, você tem 15% de desconto no boleto ou 10% de desconto no cartão!

Eu já viajei com vários seguros mostrados ali, mas recomendo a Assist Card. Eu precisei acionar o seguro na minha última viagem e o atendimento foi excelente e rápido! Fomos encaminhados a uma clínica em que não tivemos que pagar nada, gostei muito! Se fossemos pagar a consulta seria 320 dólares– só uma consulta de dor de garganta!?

-> Para ler o meu relato sobre o seguro que usei, clique aqui.

Vai viajar?

Nós temos parceria com várias empresas para a venda de serviços para a sua viagem. Abaixo estão as empresas que eu recomendo, que foram testadas e aprovadas por mim. São empresas que eu costumo usar e por isso estou indicando.

Comprando através de qualquer link aqui no blog, eu ganho uma comissão – eu ficarei muito grata pelo apoio e por você nos ajudar a manter o blog. Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso!

-> Chip de Celular Americano com Desconto: Indico a ViajeConectado, que envia o chip pra sua casa no Brasil e você já chega em Orlando com o chip.  Use o cupom DISNEYGUIA10 para ter 10% de desconto.

-> Economizando na compra de dólares: Recomendo fazer conta no NOMAD, que é uma conta em dólar, gratuita, com cartão de débito internacional. Você deposita reais (sem taxas) e converte pra dólares com IOF mais baixo, e usa seu cartão Nomad normalmente nos EUA. Clique aqui e use o cupom ANANOVAIS para receber até $20 de volta na sua primeira remessa (feita em até 15 dias da abertura da conta. 2% de cashback limitado a $20)

-> Aluguel de Carrinhos com 10% de desconto: Indico o Pequenos Viajantes, que aluga carrinhos mais confortáveis e mais baratos que os carrinhos da Disney e ainda entregam e retiram gratuitamente no seu hotel! Clique aqui pra fazer uma cotação de aluguel de carrinhos.Use o cupom ANANOVAIS para ter 10% de desconto.

 -> Passagens aéreas: Passagens Promo, uma comparadora de passagens que muitas vezes tem preços menores que na própria companhia aérea. O atendimento ao cliente deles é fantástico. 

-> Reserva de Hotel: Indico o Hoteis.com, que traz avaliações de pessoas que já se hospedaram naquele hotel. Os preços costumam ser imbatíveis. Clique aqui pra fazer uma cotação de hotel.

-> Venda de ingressos: Eu vendo ingressos para todos os parques de Orlando e da Califórnia e dou vários bônus pra quem compra comigo. Além disso, os preços são ótimos, o pagamento é em reais (sem IOF) e pode ser parcelado em até 10x sem juros. Clique aqui para fazer uma cotação de ingressos.

-> Aluguel de Carros: Indico a RentCars, que tem pagamento em até 12x sem juros e compara várias locadoras de carros. Eu sempre recomendo a ALAMO dentre todas as opções

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.