Atualização 05/05/2020: A Disney anunciou algumas medidas que estão sendo estudadas para implementação nos parques de Orlando e California. Veja aqui quais são.

___________________________________

Quando os parques de Orlando vão abrir? Como vai ser essa reabertura? Como será a lotação dos parques quando reabrirem? Essas são algumas das perguntas que eu mais recebo ultimamente e são perguntas bem difíceis de responder.

Fizemos uma Live abordando esse tema que vale à pena assistir. Ou, se preferir, pode ler o post completo, abaixo da Live.

Nesse post, vamos abordar os seguintes assuntos:

  • Quando os parques vão reabrir
  • Como vai ser a reabertura
  • Lotação dos parques da Disney quando reabrirem
  • É possível cancelar os ingressos dos parques?

Antes de continuar esse post, acho importante deixar claro que:

Eu não sou economista, não sou da área de saúde, não trabalho na Disney e não tenho a menor pretensão de tentar prever o que vai acontecer. Estamos vivendo um momento de muitas incertezas e o fato é que nesse momento NINGUÉM sabe o que vai acontecer, provavelmente nem mesmo os executivos dos parques têm uma decisão tomada nesse momento.

Esse texto vai trazer mais perguntas do que respostas. É apenas uma reflexão pessoal minha sobre os diferentes cenários que podem acontecer. Tudo aqui é puro ACHISMO meu – estou apenas levantando algumas possibilidades baseadas em:

  • O que está sendo feito nos parques da Disney da Ásia, que está mais à frente na curva da pandemia do Coronavirus que os EUA;
  • Medidas que os parques da Disney adotaram pouco antes de fecharem em Março;
  • Declarações do Bob Iger, o Executive Chairman da Disney;
  • Informações atuais que temos sobre o cenário americano da Pandemia do Covid-19.
  • Informações do governo americano sobre a reabertura da economia
  • Reflexões e opiniões pessoais sobre o futuro dos parques

O que temos de informação oficial até agora é que a Disney está fechada por tempo indeterminado e a Universal está fechada pelo menos até o dia 31 de Maio. Uma coisa é certa: os parques vão reabrir em algum momento. A questão é: quando?

A Disney e os outros parques de Orlando com certeza querem abrir seus complexos o quanto antes, mas, acima de tudo, eles querem que a visita aos parques seja SEGURA pra todo mundo, tanto para os visitantes quanto para os funcionários.

A questão não é só QUANDO os parques vão reabrir e sim COMO os parques vão reabrir. Como será o funcionamento dos parques quando reabrirem?

São muitas questões a serem analisadas então vamos falar primeiro do QUANDO e depois falamos do COMO.

Quando os parques de Orlando vão reabrir?

O fato da Universal ter anunciado que fica fechada pelo menos até dia 31 de Maio já é um indicativo de que os parques de Orlando só devem voltar a abrir depois de Junho. Os hotéis da Disney também estão aceitando reservas a partir de Junho. Mas será que tem chance dos parques abrirem dia 1º de Junho?

Temos que lembrar que a operação de um parque temático é muito complexa e os parques precisam de alguns dias para poderem reabastecer e ficarem prontos pra receber os visitantes. Eu calculo que os parques levariam uns 10 a 15 dias para preparar toda a sua infraestrutura para reabrir.

Além disso, essa decisão não depende apenas dos parques – as empresas têm que seguir as determinações do governo.

Estudos indicam que a situação do Coronavirus nos EUA está começando a melhorar – o pico de casos já teria passado e a curva estaria se achatando. Com isso, na quinta feira (16 de Abril), o governo federal americano revelou orientações para ajudar as empresas a voltarem a funcionar por fases a partir do início de Maio – serão 3 fases diferentes.

A Fase 1 restringe qualquer viagem desnecessária e aglomerações públicas de mais de 10 pessoas. Portanto, podemos considerar que os parques de Orlando não se enquadrariam nessa primeira fase.

Essas orientações do governo federal não são obrigatórias e quem decidirá as condições em que as empresas poderão reabrir serão os governos estaduais. Cada estado terá autonomia pra determinar suas regras de retorno das atividades econômicas.

Mas, de acordo com as orientações do governo federal, os estados podem entrar na Fase 1 a partir do dia 1º de Maio e cada estado precisa ter uma queda constante do número de casos de Covid-19 para então decidir se estão prontos para a Fase 2. Na Fase 2, viagens não essenciais podem ser feitas e locais amplos devem adotar protocolos de distanciamento social.

Portanto, se a Florida decidir entrar em Fase 1 no dia 1º de Maio e tudo correr muito bem e decidirem entrar em Fase 2 no dia 15 de Maio e supondo que a Disney seja autorizada a reabrir na Fase 2, o tempo que a Disney precisa pra preparar sua infraestrutura para a reabertura nos traz pro início de Junho.

Além disso, se a Disney for autorizada a reabrir na Fase 2, deverá adotar medidas para garantir o distanciamento social. O texto do governo diz que “aglomerações de mais de 50 pessoas em que o distanciamento social não é possível devem ser evitadas a não ser que medidas de precaução sejam adotadas”

A Fase 3 seria um retorno “normal” das atividades.

Agora vamos considerar outro ponto importante:

Há quanto tempo os parques da Disney ao redor do mundo estão fechados?

  • Shanghai Disneyland fechou em 25 de Janeiro, 2020 (108 dias até 11 de Maio, data da reabertura parcial)
  • Hong Kong Disneyland fechou em 26 de Janeiro, 2020 (101 dias até 05 de Maio)
  • Tokyo Disney Resort fechou em 29 de Fevereiro, 2020 (67 dias até 05 de Maio)
  • Disneyland Paris fechou em 14 de Março, 2020 (53 dias até 05 de Maio)
  • Walt Disney World fechou em 16 de Março, 2020 (51 dias até 05 de Maio)
  • Disneyland Califórnia fechou em 14 de Março, 2020 (53 dias até 05 de Maio)

Cenário Otimista – Abertura dos parques de Orlando em Junho de 2020

Eu considero que a abertura dos parques em Junho seria um cenário bem otimista. É possível que nem todos os parques abram ao mesmo tempo e várias medidas serão adotadas para garantir o distanciamento social.

Com isso, pode ser que nem todas as atrações / shows estejam funcionando. Vamos entrar em mais detalhes sobre como a Disney deve reabrir mais adiante nesse post.

O fato é: quanto antes os parques abrirem, maiores serão as mudanças operacionais pra reforçar o distanciamento social. Se os parques abrirem no início de Junho, provavelmente adotarão medidas mais drásticas do que se reabrirem daqui a alguns meses (falaremos mais sobre quais podem ser essas medidas daqui a pouco).

 

Cenário Neutro – Abertura dos parques de Orlando em Agosto de 2020

É possível que os parques esperem que a Florida entre em Fase 3 para abrirem. Dessa maneira, eles teriam mais tempo para preparar as novas medidas e protocolos que serão postos em prática e tem mais chances de mais atrações estarem funcionando.

Se formos considerar o mesmo tempo que a Disney de Shangai tem de parque fechado, os 88 dias contando desde 16 de Março, quando Disney World foi fechada, chegamos em 12 de Junho. E considerando que a Disney Shangai continua fechada se os parques de Orlando adotarem o mesmo padrão, ficarão fechados além de 12 de Junho.

É claro que estamos trabalhando com muitos “SE” aqui. O público dos parques de Orlando (que viaja de longe) é bem diferente do público da Disney Shangai, que é mais local. Vamos supor que os parques de Orlando estejam prontos pra abrirem no meio de Junho. Se o cenário da Pandemia no resto dos EUA ainda estiver complicado e as pessoas ainda tiverem receio de viajar, a Disney, Universal e os outros parques podem optar por permanecer fechados por mais tempo até mais gente estar disposta a viajar.

Além disso, seria melhor pra Disney abrir mais pro final de Agosto, depois das férias escolares americanas, que seria a baixa temporada. A altíssima temporada é só em Dezembro, no Natal, assim os parques teriam tempo e flexibilidade pra testar e colocar em prática quaisquer novos protocolos e medidas de distanciamento social com um público menor.

Eu trabalho com turismo então pra mim, o ideal seria que os parques pudessem abrir de maneira segura o quanto antes. Mas considerando todo o cenário, acredito que a abertura dos parques em Agosto é uma aposta mais segura.

 

Cenário Pessimista – Abertura dos parques de Orlando em Outubro de 2020

Dá até medo de pensar num cenário em que os parques ficariam fechados até Outubro, mas já que estamos analisando cenários, não posso deixar de mencionar essa hipótese.

Essa hipótese aparece aqui por causa de uma análise feita pelo analista financeiro Steven Cahall, do banco americano Wells Fargo. A análise diz que a quantidade de público nos parques da Disney pode levar até 2 anos para se normalizar.

Steven Cahall prevê que os parques teriam zero público até o final do ano fiscal de 2020 e 50% de público até o final do ano fiscal de 2021. O ano fiscal termina em Setembro então essa previsão de Steven Cahall significa que os parques só abririam a partir de Outubro.

Eu espero muito que essa previsão esteja errada e que os parques abram antes disso. Na minha opinião (totalmente leiga, já que eu não sou da área de saúde nem da área financeira e nem trabalho em nenhum dos parques) se o governo da Florida permitir que as empresas possam voltar a reabrir (Fase 1) a partir de meados de Maio, acho que é mais provável que os parques de Orlando abram entre Junho e Agosto.

 

Pior Cenário – Abrir, fechar, abrir, fechar

Esse, na minha opinião, é o pior cenário e eu espero muito que não aconteça. Esse é um cenário em que a situação do Coronavirus na Flórida melhora, as empresas começam a reabrir, os parques reabrem, a população dá uma relaxada nos protocolos de distanciamento social e vem uma nova onda que obriga que tudo feche de novo. Fecha tudo por 2 meses, reabre por 6 meses, fecha de novo.

Estou até batendo na madeira três vezes aqui pra que isso não aconteça. Acho que depois dessa primeira onda da pandemia que estamos vivendo agora, com os parques fechados por tanto tempo (algo que nunca aconteceu antes), a Disney, Universal e os outros parques vão adotar várias medidas para evitar que isso aconteça de novo.

Tanto o Governo da Florida quanto o condado de Orange (onde os parques da Disney estão localizados) já criaram forças-tarefa para a reabertura da economia e a Disney está representada nas duas forças-tarefa.

O que nos traz à próxima questão:

COMO os parques vão reabrir? Quais novas medidas vão adotar?

Esse é o principal desafio da Disney agora: COMO reabrir os parques de maneira segura para todos? Como adotar protocolos de distanciamento social nos parques temáticos e manter a experiência positiva dos visitantes?

Muitas perguntas passam pela minha cabeça e tenho certeza que pela de vocês também:

  • Será que todos os parques vão abrir ao mesmo tempo?
  • Será que a Disney vai abrir só um ou dois parques num primeiro momento?
  • Será que todas as atrações estarão funcionando normalmente?
  • Será que as atrações estarão funcionando com capacidade reduzida?
  • Teremos os desfiles?
  • Teremos show de fogos?
  • Teremos encontro com personagens?
  • Teremos Filas Virtuais?
  • Como as questões acima vão impactar a experiência dos visitantes?

Bob Iger já declarou que os executivos da Disney estão pensando em maneiras de garantir que os visitantes se sintam seguros em seus parques e hotéis quando o complexo Disney reabrir.

Numa entrevista à revista Barrons, Bob Iger disse que os executivos da Disney estão estudando o que a China vem fazendo pra voltar ao normal. Uma possibilidade cogitada por Bob Iger seria medir a temperatura de todos os visitantes antes deles entrarem nos parques – da mesma maneira que todas as bolsas devem ser checadas, as temperaturas também devem ser medidas.

É claro que só isso não resolve totalmente o problema do contágio do Coronavírus, já que muita gente que tem o vírus é assintomática mas essa seria apenas uma das novas medidas adotadas pela Disney.

Uma coisa é certa: as coisas vão mudar. Nossa experiência dentro dos parques talvez mude também. Vamos ter que nos acostumar a algumas mudanças que num primeiro momento podem parecer estranhas, mas que com o tempo vamos nos acostumar.

É só ver o exemplo dos atentados de 11 de Setembro de 2001. O próprio Bob Iger deu esse exemplo. Antes dos atentados não tinha revista de mochilas na entrada dos parques, não era preciso mostrar um documento de identidade para entrar nos hotéis da Disney… nos aeroportos, não era preciso tirar o laptop da mochila, não era preciso tirar o sapato, era permitido viajar com líquidos na mala de mão… várias novas medidas de segurança foram adotadas ao longo dos anos e nós nos acostumamos com essas medidas.

Agora, depois dessa pandemia, vai ser a mesma coisa. Novas medidas serão adotadas e com o tempo elas vão virar o novo normal.

Quais serão as novas medidas que a Disney vai adotar além de medir a temperatura de todos os visitantes?

Será que todos os parques vão reabrir ao mesmo tempo?

Pode acontecer dos parques não abrirem ao mesmo tempo num primeiro momento. Na Disney, pode ser que só o Magic Kingdom e o Hollywood Studios abram. Ou só o Magic Kingdom e Animal Kingdom.

Eu espero estar errada, mas acho que tem grandes chances do Epcot não reabrir junto com os outros parques. A maioria dos Cast Members que trabalham nos pavilhões dos países do World Showcase são cast members internacionais que estão em programas temporários de trabalho (normalmente intercâmbios de um ano de duração) e até a Disney recontratar todo esse pessoal, pode levar um tempo.

Além disso, o Epcot está cheio de obras então essa seria uma boa oportunidade pra Disney avançar com mais rapidez em algumas obras que estavam em andamento (já que tudo parou por causa da quarentena obrigatória na Flórida).

E, se a expectativa de público for pequena, a Disney pode avaliar que o custo operacional de manter todos os parques abertos não vale a pena num primeiro momento.

É possível também que Disney Springs e os hotéis da Disney (talvez não todos) abram antes dos parques. Em Março foi anunciado primeiro que apenas os parques fechariam e só alguns dias depois os hotéis e Disney Springs fecharam. Vale lembrar que na Ásia, na Disney de Shangai, os hotéis de Downtown Disney já estão abertos e os parques permanecem fechados. Eu imagino que o Walt Disney World em Orlando siga pelo mesmo caminho.

Reabertura dos parques com capacidade reduzida

Uma possibilidade muito cogitada é que os parques reabram com a capacidade reduzida, para que seja possível manter o distanciamento social. Quanto antes os parques abrirem, mais chances existem de abrirem com a capacidade reduzida.

Mas capacidade reduzida em quanto? 75% 50% 25%? É difícil saber, tudo vai depender de quais protocolos a Disney vai adotar pra incentivar o distanciamento social. Eu acredito que num primeiro momento tem chances da Disney abrir os parques aceitando apenas 50% da sua capacidade normal de público (ou menos).

Reabertura dos parques por fases

Se a reabertura dos parques acontecer com capacidade reduzida, como controlar quem entra? Se 10 mil pessoas quiserem entrar no parque e só 5 mil forem permitidas, como definir quem entra e quem não entra? Será por ordem de chegada? Existirá algum tipo de prioridade?

Nesse caso, eu imagino que a Disney use a mesma política de prioridade adotada em épocas muito lotadas, como Natal e Ano Novo que os parques chegam a lotar por capacidade máxima e ninguém mais entra. Porém, antes de chegar nesse nível de lotação que ninguém mais entra, a Disney vai fechando os parques por fases. Eu explico esse sistema de fechamento por fases no post abaixo:

Leia Mais: Como funciona o fechamento dos parques da Disney por fases

Resumindo, as fases de fechamento dos parques vão de 1 a 4 e na fase 4 ninguém mais entra pois a capacidade máxima de público já foi atingida. Até a fase 3, quem está hospedado em hotel da Disney ou tem reserva de restaurante dentro do parque tem prioridade e consegue entrar.

Então é bem provável que os hóspedes dos hotéis da Disney tenham prioridade pra entrar nos parques caso os parques reabram com limite de público.

Novas medidas que podem ser adotadas dentro dos parques

Quais medidas os parques podem adotar dentro de seus parques para evitar o contágio de doenças como o Coronavírus? Vamos ver as medidas que estão em prática na Disney de Shangai. Lembrando que o parque continua fechado, mas o complexo de compras Downtown Disney e os hotéis já estão abertos adotando as medidas abaixo:

  • A temperatura de todos os visitantes é medida na entrada. Bob Iger já deixou claro que podem adotar a mesma medida nos parques de Orlando
  • É obrigatório usar máscaras durante todo o período da visita. Na cultura asiática é mais comum que as pessoas saiam de máscara na rua. Será que essa medida seria adotada para os parques de Orlando também? Acho que tudo vai depender da situação da pandemia nos EUA, mas é uma possibilidade.
  • As lojas e restaurantes de Downtown Disney estão operando com capacidade reduzida. É bem provável que isso aconteça em Orlando também quando o complexo reabrir.
Quando os parques da Disney vão reabrir
Cast Member checando a temperatura dos visitantes que chegam ao Downtown Disney em Shangai

Outro detalhe que temos que prestar atenção são das medidas que a Disney adotou em seus parques pouco antes deles fecharem. É possível que algumas dessas medidas continuem quando os parques reabrirem:

Maior preocupação com a higienização das mãos

Nos parques de Orlando foram colocadas várias estações pra lavar as mãos em vários pontos do parque. Acho que isso deve voltar quando os parques reabrirem e provavelmente fiquem por um bom tempo (ou até permanentemente, se tornando o novo normal)

Quando os parques da Disney vão reabrir
Estação portátil pra lavar as mãos no Epcot

Suspensão de shows e paradas

Pouco antes da Disneyland Paris fechar, os shows noturnos e paradas foram suspensos, pois são atrações que atraem uma grande multidão de pessoas ficando muito perto umas das outras.

É complicado imaginar o Magic Kingdom sem o show Happily Ever After encerrando o dia. Por outro lado, como controlar o público para que seja seguro que todos assistam? Se o parque estiver operando com uma capacidade de público muito reduzida, será que vale a pena o custo operacional de um show grandioso como esse pra ser apresentado pra poucas pessoas?

É triste pensar nos parques sem os shows noturnos, mas existe a possibilidade desses shows e paradas não acontecerem assim que os parques reabrirem.

Quando os parques da Disney vão reabrir
Happily Ever After no Magic Kingdom

Atrações com capacidade reduzida

Além dos parques abrirem com capacidade reduzida de público, outra possibilidade que é cogitada são as atrações também funcionarem com capacidade reduzida pra reforçar o distanciamento social.

Por exemplo, atrações com carrinhos como Haunted Mansion, Buzz Lightyear e Toy Story Mania podem operar com um carrinho com visitantes, outro sem ninguém, outro com visitantes, outro sem.

Shows como o Mickey’s Phillarmagic podem exigir que os visitantes sentem em fileiras alternadas e assentos alternados (uma fileira com as pessoas sentando em cadeiras alternadas, outra fileira sem ninguém).

Pesquisa da Universal Studios indica possíveis medidas que podem ser adotadas

Recentemente a Universal Studios fez uma pesquisa com algumas pessoas que têm o passe anual questionando como a pessoa se sentiria diante de possíveis medidas que a Universal poderia adotar para manter um ambiente seguro nos parques.

Em várias das perguntas, as opções de respostas eram:

  • “isso me deixaria mais confortável”
  • “isso é um requisito básico pra mim”
  • “isso não iria me afetar”
  • “isso seria uma pequena inconveniência”
  • “isso seria um grande problema pra mim”

Algumas das perguntas que apareceram nessa pesquisa da Universal foram:

  1. Como você se sentiria se a Universal implementasse sistemas de pagamento de comida, estacionamento e produtos sem toque?
  2. Como você se sentiria se a Universal limitasse o público a apenas 50% da capacidade total do parque?
  3. Como você se sentiria se a Universal fechasse atrações e shows internos?
  4. Como você se sentiria se a Universal exigisse que os funcionários limpassem os veículos / assentos depois que cada pessoa andasse na atração?
  5. Como você se sentiria se a Universal limitasse o público a apenas 25% da capacidade total do parque?
  6. Como você se sentiria se a Universal aumentasse as medidas de limpeza (como estações de álcool gel em todos os lugares por exemplo)
  7. Como você se sentiria se a Universal sugerisse que todos os visitantes usassem máscaras?
  8. Como você se sentiria se a Universal exigisse que todos os visitantes usassem máscaras?
  9. Como você se sentiria se a Universal exigisse que todos os visitantes medissem a temperatura? E os que tivessem febre não poderiam entrar no parque?
  10. Como você se sentiria se a Universal limitasse o público a apenas 75% da capacidade total do parque?
  11. Como você se sentiria se a Universal exigisse que todos os funcionários fizessem um teste rápido para o Covid-19 todos os dias? E que só os que testassem negativo poderiam trabalhar?
  12. Como você se sentiria se a Universal exigisse que todos os funcionários usassem máscaras?
  13. Como você se sentiria se a Universal colocasse os visitantes em fileiras alternadas e em assentos alternados nas atrações e shows?
  14. Como você se sentiria se a Universal implementasse práticas de distanciamento social pelo parque (por exemplo, 2 metros de distância de uma pessoa pra outra nas filas das atrações, espaçamento maior de mesas nos restaurantes, etc)
  15. Como você se sentiria se a Universal suspendesse as paradas e shows noturnos?
  16. Como você se sentiria se a Universal exigisse que todos os visitantes fizessem um teste rápido para o Covid-19? E que só os que testassem negativo poderiam entrar no parque?
  17. Como você se sentiria se a Universal implementasse a fila virtual pra maioria das atrações?

De todas as perguntas acima eu acho que testar todos os visitantes pra Covid-19 antes de entrarem no parque atualmente me parece meio inviável. Mas as outras questões podem ser postas em prática.

É importante lembrar que isso foi apenas uma pesquisa feita com algumas pessoas – isso não quer dizer que todas as medidas acima serão adotadas quando os parques reabrirem. Mas o fato da Universal querer saber a opinião das pessoas sobre essas questões já nos dá uma ideia do que pode acontecer quando os parques reabrirem.

Filas Virtuais

Esse é um assunto que tem sido muito comentado também. É possível que os parques da Disney e da Universal adotem o sistema de filas virtuais para mais atrações do parque. Isso evitaria que as pessoas ficassem muito tempo nas filas das atrações mais concorridas.

A Universal já tem a fila virtual em duas atrações do parque (Race Through New York with Jimmy Fallon e Fast and Furious Supercharged) e o fato dessa questão aparecer na pesquisa indica que mais atrações poderiam ter a fila virtual.

A Disney atualmente tem o sistema de fila virtual apenas na atração Rise of the Resistance.

Vídeo: Como Funciona a Fila Virtual da Rise of The Resistance

Porém logo que os parques fecharam, apareceu uma opção no aplicativo My Disney Experience que era o MY QUEUES – dava a entender que era onde apareceriam todas as filas virtuais, ou seja, como se fosse possível escolher a fila virtual de mais atrações além da Rise of The Resistance.

Quando os parques da Disney vão reabrir

Como o sistema de filas virtuais é algo que tanto a Disney quanto a Universal já testaram, pode ser que eles tentem implementar pra mais atrações. No caso da Disney, pode ser que as regras das filas virtuais sejam um pouco diferentes das regras atuais pra Rise of The Resistance.

Atualmente, na Rise of the Resistance, mesmo com a fila virtual, quando o seu grupo é chamado e você entra na atração, ainda tem um pouco de fila. Como será que a Disney faria pra incluir mais atrações nesse sistema? Quantas atrações seriam incluídas? Só as mais concorridas? E o Fastpass nesse caso, como fica?

São muitas perguntas que no momento ainda não temos respostas. Vamos ter que esperar mais um pouco pra ver como tudo se desenrola.

Como será a lotação dos parques em 2020 e 2021?

Essa é uma pergunta muito difícil de responder nesse momento porque vai depender de vários fatores. Quando os parques vão reabrir? Em que condições os parques vão reabrir? Todas as atrações estarão funcionando? Tudo isso vai impactar na decisão dos turistas de passarem férias em Orlando ou não.

Além disso, como estará a situação da pandemia do Coronavirus nos outros estados americanos e no resto do mundo? Será que as pessoas vão se sentir seguras pra viajar? E a situação econômica? As pessoas terão dinheiro pra viajar?

Outro detalhe importante a se pensar é que, por mais que os parques possam abrir com menos público (operando com metade da capacidade, por exemplo), se as atrações estiverem operando com a capacidade reduzida como eu comentei acima, o parque pode ter menos gente mas as filas mesmo assim podem ser mais demoradas.

Por exemplo, se no Phillarmagic, ao invés de entrarem 496 pessoas por vez, entrarem apenas 124 por vez?

Uma atração que normalmente atendia 2480 visitantes por hora, passaria a atender apenas 620 visitantes por hora. Então os mesmos 620 visitantes que antes levariam de 5 a 15 minutos pra entrar na atração – agora levam uma hora.

Pode ser que o Flight of Passage que antigamente distribuía 5 mil Fastpass por dia (estou chutando esse número, não sei quantos Fastpass eles distribuem por dia), agora vai distribuir só mil Fastpass por dia. Então mesmo com menos da metade do público no parque, o Fastpass vai continuar sendo difícil de pegar.

Mesmo quando abrirem, os próprios parques podem adotar diferentes medidas e ir ajustando essas medidas com o tempo, quando forem entendendo o que funciona melhor. Então, os procedimentos adotados no primeiro dia de parque aberto podem ser diferentes dos procedimentos adotados 30 dias depois do parque aberto.

Veja o exemplo da fila virtual da Rise of The Resistance – o sistema de agendamento da fila virtual foi tendo pequenas alterações com o tempo à medida que a Disney ia detectando pontos de melhoria.

Mas voltando à lotação dos parques: com a importância do distanciamento social pra evitar o contágio e disseminação do coronavirus, eu imagino que os parques não fiquem lotados por um bom tempo.

Mas na verdade, você não quer saber se os parques vão estar lotados, o que você realmente quer saber é se você vai ter que esperar muito tempo nas filas das atrações.

Em imagino que muitas atrações vão continuar com filas sim. Se a Disney implantar o sistema de filas virtuais pra mais atrações pode ser que melhore e você consiga ver mais atrações no mesmo dia.

Mas, como eu venho falando ao longo desse post, nós não temos as respostas ainda. Tudo depende de muitos fatores e nesse momento simplesmente não tem como prever a lotação dos parques pra 2020 ou 2021 – não antes de sabermos quais serão as medidas de controle de público adotadas pelos parques.

Mesmo assim, eu ainda acho que a estratégia de chegar cedo que eu sempre ensino ainda vai ser válida quando os parques reabrirem (e se você quiser a minha consultoria pra te ajudar a evitar filas na sua viagem, clique aqui!)

Bom, se você chegou até aqui, depois de ler 4520 palavras, você está de parabéns! Você faz parte de uma minoria (tenho certeza que a maioria das pessoas não vai chegar até o final desse post) mas fico muito feliz que você tenha chegado até aqui! Por favor, me conta lá no Telegram ou no Instagram qual é a sua opinião sobre tudo que falamos nesse post.

Quais medidas você acha que os parques devem adotar quando abrirem?

É possível cancelar os ingressos dos parques?

Os parques não estão fazendo o reembolso dos ingressos mas estão estendendo a validade dos mesmos e permitindo que você fique com o crédito para usar em uma viagem futura. Clique aqui para ver todos os detalhes sobre cancelamentos e remarcações de ingressos (no final do post).

 

Não viaje sem seguro!

Qualquer consulta ou procedimento médico nos Estados Unidos é caríssimo (uma simples consulta médica passa de $300 dólares!). Se você ainda não comprou seu seguro viagem, recomendo comprar através da SegurosPromo. Eles comparam preços e coberturas de várias empresas do mercado, assim você garante que vai ter o melhor custo x benefício.

Eles também te auxiliam tanto antes da compra, tirando as suas dúvidas quanto depois, caso você tenha alguma dificuldade em se comunicar com a seguradora, a SegurosPromo te dá assistência. Nós temos parceria com eles, e comprando através do banner abaixo, você tem 15% de desconto no boleto ou 10% de desconto no cartão!

Eu já viajei com vários seguros mostrados ali, mas recomendo a Assist Card. Eu precisei acionar o seguro na minha última viagem e o atendimento foi excelente e rápido! Fomos encaminhados a uma clínica em que não tivemos que pagar nada, gostei muito! Se fossemos pagar a consulta seria 320 dólares– só uma consulta de dor de garganta!?

-> Para ler o meu relato sobre o seguro que usei, clique aqui.

Vai viajar?

Nós temos parceria com várias empresas para a venda de serviços para a sua viagem. Abaixo estão as empresas que eu recomendo, que foram testadas e aprovadas por mim. São empresas que eu costumo usar e por isso estou indicando.

Comprando através de qualquer link aqui no blog, eu ganho uma comissão – eu ficarei muito grata pelo apoio e por você nos ajudar a manter o blog. Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso!

-> Chip de Celular Americano com Desconto: Indico a ViajeConectado, que envia o chip pra sua casa no Brasil e você já chega em Orlando com o chip.  Use o cupom DISNEYGUIA10 para ter 10% de desconto.

-> Economizando na compra de dólares: Recomendo fazer conta no NOMAD, que é uma conta em dólar, gratuita, com cartão de débito internacional. Você deposita reais (sem taxas) e converte pra dólares com IOF mais baixo, e usa seu cartão Nomad normalmente nos EUA. Clique aqui e use o cupom ANANOVAIS para receber até $20 de volta na sua primeira remessa (feita em até 15 dias da abertura da conta. 2% de cashback limitado a $20)

-> Aluguel de Carrinhos com 10% de desconto: Indico o Pequenos Viajantes, que aluga carrinhos mais confortáveis e mais baratos que os carrinhos da Disney e ainda entregam e retiram gratuitamente no seu hotel! Clique aqui pra fazer uma cotação de aluguel de carrinhos.Use o cupom ANANOVAIS para ter 10% de desconto.

 -> Passagens aéreas: Passagens Promo, uma comparadora de passagens que muitas vezes tem preços menores que na própria companhia aérea. O atendimento ao cliente deles é fantástico. 

-> Reserva de Hotel: Indico o Hoteis.com, que traz avaliações de pessoas que já se hospedaram naquele hotel. Os preços costumam ser imbatíveis. Clique aqui pra fazer uma cotação de hotel.

-> Venda de ingressos: Eu vendo ingressos para todos os parques de Orlando e da Califórnia e dou vários bônus pra quem compra comigo. Além disso, os preços são ótimos, o pagamento é em reais (sem IOF) e pode ser parcelado em até 10x sem juros. Clique aqui para fazer uma cotação de ingressos.

-> Aluguel de Carros: Indico a RentCars, que tem pagamento em até 12x sem juros e compara várias locadoras de carros. Eu sempre recomendo a ALAMO dentre todas as opções

Meu nome é Ana Novais e sou especialista em Disney e Orlando. Trabalhei nos parques e hotéis de Walt Disney World por dois anos em diversas funções, como lojas, atrações, hotéis e atendimento ao cliente (Guest Relations). Minha última posição na Disney foi como VIP Tour Guide, onde eu era responsável por criar roteiros e acompanhar famílias pelos diversos parques, com o objetivo de maximizar o tempo e evitar o máximo de filas possível. Desde que deixei de trabalhar para o Walt Disney World, eu tenho visitado os parques todos os anos, diversas vezes por ano, seja como guia de excursão ou como visitante. Fanática pelo universo Disney, são mais de 10 anos de experiência - eu adoro falar sobre este assunto e estou aqui para compartilhar tudo que sei com vocês!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.